segunda-feira, 14 de abril de 2008

PLANO DE AULA - PARLENDAS



Inglês


Trabalhar com parlendas


Celina Fernandes*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação




Texto-base










Counting-out rhymes

A little green snake ate some cake
And then he had a belly-ache.
Butter, sugar, coffee, tea,
You are not he!

Ip, dip, sky blue
Who’s it? Not you!





Objetivos


1) Aproximar os alunos do texto parlenda e apresentá-lo como um elemento do universo folclórico;

2) Explicitar o sentido que counting-out rhymes tem na cultura dos países de língua inglesa;


3) Levar os alunos a memorizar e a repetir uma parlenda.



Série


Quinta.


Número de aulas


Três.


Antes da leitura


1) Questionar se os alunos conhecem parlendas e se sabem uma de cor;

2) Pedir que falem, uns para os outros, algumas parlendas memorizadas;


3) Perguntar a função do texto parlenda e se conhecem alguma em inglês. Caso conheçam, pedir que apresentem o texto oralmente;


4) Informar aos alunos que as parlendas são textos do universo infantil, geralmente usados em situações de diversão e que brincam com a língua e com o sentido mais comum das coisas.



Durante a leitura


1) Fazer uma série de leituras sem que os alunos tenham contato com o texto escrito. A idéia é que eles possam memorizá-lo;

2) Quando os alunos já o tiverem na memória, escrever a parlenda numa cartolina e afixá-la na lousa. Pedir que um aluno vá até ela e acompanhe com o dedo a leitura feita pelo professor. O objetivo é que eles busquem ajustar o que sabem de cor com a palavra escrita. O professor deve ajudar o aluno a fazer os ajustes;


3) Entregar aos alunos uma cópia do texto (ou pedir que copiem da lousa) e, em duplas, acompanhem a leitura com o dedo. Solicitar que eles localizem a palavra snake e, depois, as palavras green, cake, sugar, coffee e blue;


4) Pedir que leiam o título do texto e digam o que entendem dele. Dizer a eles que as counting-out rhymes são parlendas usadas pelas crianças para decidir quem desempenhará um determinado papel numa brincadeira ou num jogo. Membros de um grupo são "contados fora" até que sobre apenas um.



Depois da leitura


1) Pedir que os alunos usem a parlenda para designar quem desempenhará um determinado papel numa brincadeira ou num jogo;

2) Oferecer outras parlendas para ampliar o repertório dos alunos.


*Celina Fernandes é mestre em Sociologia da Educação pela USP e assessora educacional para área de língua estrangeira e língua portuguesa.

2 comentários:

star disse...

Bom dia.Por favor,vc poderia me auxiliar na interpretação desta parlenda? O que significa aquela sigla LP,qual o objetivo dela.Se puderem me ajudar,agradeço.

odilsabat disse...

Casino at Coushatta Downs, LA - Mapyro
Get 동두천 출장안마 directions, reviews and information for Casino at 안산 출장안마 Coushatta 서귀포 출장마사지 Downs, 구미 출장마사지 LA. The Casino at Coushatta Downs, LA features 8 slot machines, 3 table games, Address: 1 Casino Drive Rating: 4 · 여주 출장안마 ‎4,323 reviews